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O que é DHTML?sexta-feira, 12 de outubro de 2007 Esta é uma breve introdução sobre DHTML, uma das mais poderosas ferramentas nas mãos de um Web Master. Este artigo darão uma visão geral de o que é e como usar o DHTML. Não vou me ater muito em teorias, pois a linguagem JavaScript (padrão para DHTML) é muito complexa, em vez disso, vou dar exemplos de utilidade pratica para os conceitos apresentados, e mostrar como utilizar essa tecnologia para criar soluções criativas, bem apresntaveis e funcionais para a criação de paginas web dinamicas. O que é DHTML?Ao contrario do que se pensa, DHTML não é uma linguagem de programação, mas sim um conjunto de técnicas de programação que combinam as linguagens HTML e JavaScript para tornar o HTML dinamico. Daí o nome DHTML - Dynamic Hyper Text Markup Language. Nos anos 80, com o advento dos computadores pessoais, surgiu uma linguagem de programação que permitia transportar arquivos gráficos no formato texto, e depois eles seriam remontados como graficos para ser exibidos. é a chamada HTML. Com os avanços tecnologicos na area da Internet, logo foi possivel enviar esses arquivos HTML pela rede, e assim surgiram as Paginas Web. Mas nesse momento o HTML perdia muito em performance, pois era necessário enviar a pagina pela internet, para que ela fosse visualizada no navegador cliente. A grande desvantagem do HTML sempre foi o fato de ser totalmente estática, ou seja, depois de interpretado o codigo e montada a pagina grafica, nada poderia acontecer. A primeira mudança nesse aspecto não veio na linguagem, mas sim nos navegadores. A partir da segunda geração de navegadores, os Links passaram a ser sublinhados, tendo comportamento diferente do restante do texto. Mas isso não estava ao alcance do programador, e sim pre-programado no interpretador da linguagem. Os links ativos foram o pontapé inicial para uma grande revolução: se era possível trocar a formatação do link em milesimos de segundos no browser, porque não fazer o mesmo com o resto do texto??? Assim surguia os primeiros esboços da linguagem JavaScript, criada pela Netscape e lançada na versão 2.0 do seu navegador. Anos depois, em um acordo entre a Microsoft e a Netscape, foi criada uma convenção internacional que homologou a linguagem JavaScript. Os navegadores Internet Explorer e Netscape, a partir das versões 3.0, passaram a ter suporte à essa linguagem, e assim as paginas HTML ganharam vida nas telas do browsers. O conceito DHTML surguiu em meados dos anos 90 com o Netscape 3.0, que trazia o reconhecimento de eventos, o que tornava o HTML interativo com o usuário. A Microsoft não ficou pra traz e lançou a versão 3.0 do IE, que tambem trazia a interpretação de eventos, e ainda adicionava um novo conceito ao DHTML, chamado CSS - Cascating StyleSheet que permitia armazenar em um trecho de script separado do HTML as regras de formatação e que passou a ser usado para configurar a atividade do JavaScript no que se refere à mudança dinamica de formatação. O que é necessário para rodar o DHTML?O Javascript, por necessitar de um interpretador, inpõe algumas restrições ao uso do DHTML:
Como a linguagem está em constante desenvolvimento, há determinadas funcionalidades que não apresentam o mesmo comportamento em todos os navegadores, como tambem há comandos e funções que não são reconhecidos em algumas versões, por serem mais recentes que essas funções. Cabe ao programador testar seus scripts em diversos navegadores, e expor notas de versão, ou então tratar o codigo para só executar algo se o navegador suportar. Uma boa soluçõa no caso de um navegador não suportar seus scripts, é redirecionar o browser para uma página sem scripts. Alem do JavaScript, o CSS também apresenta problemas de não reconhecimento no Nestcape e no IE em versões inferiores à 3.0. O que é possível fazer com DHTML?Observe abaixo alguns exemplos do que é possível fazer com a combinação HTML - JavaScript:
Estes são apenas exemplos de comportamentos simples que podem ser feitos com JavaScript. Todo o script que realiza os efeitos acima está escrito em apenas 16 linhas. Mas, por enquanto, não vamos analizá-los. Vamos nos ater a um exemplo prático para se iniciar com DHTML. Mudando a formatação do textoNo primeiro quadro acima, temos um exemplo onde passando o mouse sobre a célula da tabela, o texto contido na tabela muda de cor. Vamos por a mão na massa e fazer um script semelhante. Mas antes de iniciar, um pouco de teoria sobre HTML: Em HTML, cada tag dá origem a um objeto, que pode ser acessado pelo script da pagina. Um objeto HTML nada mais é que uma area da pagina que pode reconhecer eventos sobre si mesma, bem como apresentar atributos proprios, ou conter outros objetos. Como eu disse, cada tag define um objeto. Mas o texto solto na página não pertence à objeto algum, então não tem como acessá-lo no script. A solução é criar um objeto que comporte o texto. é o que vamos fazer. Vamos utilizar o objeto Agora é preciso definir a logica de funcionamento do script: o que ele deve fazer com o texto do objeto O objeto
A sintaxe é Assim, definimos a cor do texto para azul. Mas como mudar para vermelho quando o mouse passar por cima? Simples: com uma instrução que mude o valor de Mas onde por essa instrução??? aí entram os eventos citados acima. A mudança deve ocorrer quando for disparado o evento Vamos à declaração do objeto:
Abaixo temos o resultado da linha de codigo acima: Este é o texto do Exemplo
Você deve ter percebido que passando o mouse por cima, o texto fica vermelho. Mas por que não volta ao normal??? simples: o codigo associado ao evento
Abaixo temos agora o exemplo completo (código acima): Este é o texto do Exemplo
Abaixo, deixo uma tabela com alguns outros exemplos de comportamento semelhantes a esse. Observe as linhas de código dando especial atenção aos atributos da subclasse
O primeiro exemplo utilizou o atributo O segundo utilizou o atributo O terceiro exemplo utilizou o atributo
Só para encerrar o assunto, vou deixar um exemplo onde vários desses atributos são alterados ao mesmo tempo. Em Javascript, podemos encadear uma série de instruções em uma única linha de comando, bastando separar as instruções por sinais de ponto-e-virgula (
Neste exemplo, mudam a cor do texto e a cor de fundo
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